F-51D MUSTANG - Korean War

Olá pessoal!
É a primeira vez que me aventuro a fazer um Blog, so be easy, ok?
Para a inauguração eu escolhi o modelo que irei montar agora. Esse modelo será montado para o Grupo de Montagem da Webkits .
Aqui todos poderão acompanhar o passo a passo da montagem.
Essa foto aí do lado é o avião que pretendo fazer, vamos ver no que vai dar no final.

As fotos seguintes são do modelo da Tamiya, na escala 1/72. O modelo apesar de dispensar apresentações merece um destaque, é simplesmente maravilhoso, com as linhas de painéis bem definidas e os encaixes maravilhosos, acho que não terei maiores problemas nessa montagem.


Então vamos por mãos `a obra!
Plastiabraços a todos!


(04/08/2007)
Até que enfim fiz alguns progressos na montagem do F-51D. Seguindo as instruções comecei pela montagem do cockpit, não houve maiores problemas, a montagem foi sem sustos. O decal que representa o

painel de instrumentos teve que usar Future para assentar corretamente sobre o painel (o painel foi pintado antes de aplicar o decal com XF-1 Tamiya), alguns detalhes foram realçados usando tintas branca, vermelha e amarela (Hobby Cores e Tamiya, segui as instruções para a sugestão de cores para pintura, no caso do interior green que na instrução pedia para fazer uma mistura de 2:1 com amarelo e verde, eu preferi usar diretamente o Interior Green da Model Master (FS3415) e também o Olive Drab dessa mesma marca para o encosto do banco e de cabeça. A cor alumínio da parte detrás do cockipt é Humbrol 99.









(08/08/07)

Continuando nossa montagem nessa etapa encaixei o cockpit na fuselagem e colei as duas metades da fuselagem, em seguida colei a parte de baixo da asa, engraçado como eu sempre gostei de montar as asas começando pela fixação da parte de baixo e pela primeira vez eu vi essa sequência num folheto de instruções. Como vocês poderão observar o encaixe ficou perfeito, quase não terei que usar massa em nenhum local, realmente esse modelo da Tamiya vale o que custa.
Abaixo estão algumas fotos de como ficou até o momento:













Por enquanto é só isso! Até breve!

(12/08/07)

Bom! Dando prosseguimento à montagem, estou quase chegando à reta final.
Colei as asas, refiz as metralhadoras com agulha de injeção, ficou bem melhor, isso é uma coisa simples de se fazer e que dá um ótimo resultado visual.



Em seguida colei o parabrisas e mascarei com Parafilm M, parece que não esté isolado mas está! Para montar a parte de trás da carlinga, era necessário pintar primeiro a armação inferior do canopy que é preto fosco, então aproveitando o uso do aerógrafo joguei um pouco de tinta nas emendas das asas e fuselagem para conferir se estava tudo de acordo, ou seja, sem falhas no emasseamento. Tudo ok!





Depois de seca a tinta da armação do canopy eu isolei a parte transparente com fita Tamiya e colei na armação. Para toda a colagem eu uso somente JET.



Por enquanto é isso! Durante a semana vou trabalhar nele para ver se consigo já pintar durante o próximo final de semana.

(14/08/07)
Sem muitos progressos! Aerografei o fundo em interior green (Model Master) na armação do canopy.



Por hoje é só!

(21/08/07)

Mais algum progresso no modelo. Agora já parti para a pintura, comecei aplicando uma camada de preto brilhante (Tamiya X-1) diluído com um pouco de Future.





Essa mesma pré-pintura eu apliquei nos tanques de combustível sub-alares.
Em seguida foi a vez de pintar a cor alumínio, nesse caso sem nenhuma frescura, usei o Alumínio Extra-Brilho da CORALIT, aqui uma foto da cara dele!



Apliquei o alumínio com aerógrafo e essa tinta diluída com Aguarráz Mineral (que tem menos cheiro ruim). Em alguns lugares eu apliquei uma camada mais fina, justamente para dar um efeito de sombreado, já em outros eu apliquei mais tinta, dessa forma tentei obter uma superfície que não tivesse uma camada tão uniforme.







É isso aí por hoje! See you later!

(23/08/07)

Mais uma atualização, dessa vez parti para a pintura em si!
Depois de pintados na cor alumínio como foi descrito, passei uma demão de Future nos tanques de combustível sub-alares e mandei os decais e de novo uma camada de Future. Depois foi só passar uma aguada com preto fosco da Tamiya para dar uma profundidade. Essa mesma aguada foi usada nas portas do trem de pouso e no trem de pouso e também nas rodas. Os pneus foram pintados com tinta Gunze (Black Tire) e depois foi feito um pincel seco com cinza da Tamiya.



Em seguida mascarei o avião com fita Masking tape da Tamiya e mandei ver preto fosco + preto brilhante (XF1 + X1) da Tamiya na superfície anti reflexo do capô e em uma parte do leme.





Agora é esperar secar bem para pintar outros detalhes em amarelo. Até a próxima!

PS: Depois de pronto um amigo me alertou que a faixa anti-reflexo não se estreitava tanto (o que pode ser visto na foto que estou me baseando) então decidi refazer a frente da faixa.

É isso aí então!

(25/08/07)

Chegando na reta final!
Com o modelo pintado passei uma camada de Future para selar e também para servir de base para a aplicação dos decais. Antes porém finalizei a hélice que recebeu o seguinte tratamento:
pintura + Future + decais + Future + Verniz Fosca da Acrilex (direto do spray).



O avião em sí recebeu: Pintura + Future + Decais + Future, agora vou fazer o wash com preto para dar uma profundidade nos baixos relevos para depois selar tudo com verniz fosco da Acrilex igual eu fiz com a hélice. Esse processo de decalque do modelo levou 02 dias para ser finalizado.







Uma outra observação! Como na foto da revista Asas não é possível visualizar maiores detalhes sobre as marcações de numerações da aeronave, decidi por usar os decais da folha da Tamiya inteiros, pois eles fazem um avião do 18º Flying Bomb Group que está representado na foto, de outra forma o modelo ficaria incompleto em suas marcações.
Nesse final de semana completo esse modelo, pois quero apresentá-lo na Expo de Plastimodelismo aqui de Lavras, que será a última Expo aqui que terei oportunidade de participar já que estou de mudança para a Austrália em outubro agora!

(25/08/07)

Modelo terminado! Por enquanto só uma foto, amanhã posto as fotos OFICIAIS!



Plastiabraços!

(26/08/07)

Modelo finalizado!
Veja as fotos do modelo pronto seguindo o link abaixo:
FOTOS DO MODELO PRONTO

3 comments:

Helerson Maciel said...

Parabéns!
Está ficando muito bom.
Já montei um desses na 1/72, só que o da Italeri.
Vou acompanhar.

PAULO CASTRO said...

Valeu pela força! Pode acompanhar que está bem divertido montar esse modelo. Esses modelos da Tamiya são incrivelmente fáceis de se montar, por ter bons encaixes o trabalho rende bem!
Plastiabraços
Paulo

Unknown said...

Ficou nota 10! É arte pura!!!!
Abraço